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Aprenda criar o Mark-up para o seu negócio

O Mark-up, Markup ou marcador é um índice ou atalho, para aplicar sobre o custo de aquisição ou produção

Autor: Gilmar DuarteFonte: O Autor

O Mark-up, Markup ou marcador é um índice ou atalho, para aplicar sobre o custo de aquisição ou produção, com a finalidade de determinar o preço final de venda ansiado por quem montou tal medida.

Esta maneira de calcular o preço de venda é praticada e aceita, pela imensa maioria dos lojistas, pois o cálculo é bastante simples: basta multiplicar por 1,5, 2 ou 2,5, por exemplo, sobre o preço pago na compra. Se a mercadoria custou $ 350,00, continuando a exemplificação, e o Mark-up utilizado pela empresa for 2,3, então, o preço de venda será $ 805,00 (350 x 2,3).

Não há nada de errado a empresa também precificar com base em Mark-up, porém é fundamental encontrar o custo da aquisição ou produção com base em métodos claros e certos, bem como criar o seu próprio indicador, e não adotar um número dito por um colega sem justificativa, uma vez que o Mark-up é o resultado de uma fórmula matemática. O número perfeito é aquele desenvolvido especificamente para o seu negócio em determinado momento e que precisa ser revisto com regularidade.

Conforme dito no parágrafo anterior, o primeiro passo é apurar o custo de aquisição que normalmente é diferente do valor monetário pago. Mesmo tomando por base uma empresa do Regime do Simples Nacional, que não há de se falar no crédito de ICMS, PIS ou COFINS, é necessário adicionar outros ingredientes incidentes na compra para que esteja disponibilizado no ponto de vendas, tais como, o frete, seguro, impostos (pode haver o ICMS substituição tributária e em alguns estados o diferencial de alíquota dos produtos de origem estrangeira) e a exclusão dos encargos financeiros.

Calculado corretamente o custo de aquisição da mercadoria, é chegado o momento de dar o segundo passo, a definição do preço de venda, que pode ser com base na multiplicação de um Mark-up previamente estudado.

Identifique todas as despesas variáveis de venda (em função do volume de vendas) que incidirão somente quando ela for concretizada. Os mais comuns são: impostos, comissões (não se esqueça de considerar o Descanso Semanal Remunerado, e os encargos sociais e trabalhistas), provisão de perda com o recebimento de clientes e pode haver a verba para investimento em propaganda e publicidade.

A fórmula para criar o Mark-up é: 100 / (100 – (Despesa variáveis de vendas + Lucro)).

Para ilustrar, consideremos que os impostos sejam 12%, a comissão e encargos 5%, a provisão de perdas 1,5%, a verba para propaganda e publicidade 2% e, por fim, o lucro bruto de 23%. Dessa maneira, a fórmula ficará assim:

Mark-up = 100 / (100 – ((12 + 5 + 1,5 + 2) + 23) = 1,7699.

Se o custo de aquisição foi $ 3.165,00 ao multiplicar pelo marcador acima, chegará ao preço de venda de $ 5.601,74.

Com a aplicação do Mark-up de 1,7699 sobre o custo de aquisição, irá pagar o custo de aquisição da mercadoria, todas as despesas variáveis de vendas (impostos, comissões, provisão de perdas e propaganda) e restará o lucro bruto (contribuição marginal). Este, por sua vez, pagará as despesas fixas e o saldo será o lucro líquido.

Para concluir a formação do preço de venda falta, ainda, considerar os encargos financeiros de acordo com o prazo de recebimento, comparar com os preços praticados pela concorrência e os valores (atributos) percebidos pelos clientes.

A empresa não precisa, necessariamente, ter um único Mark-up, mas diversos, segundo a necessidade e especificidades dos grupos de mercadorias. Quanto mais rápido o giro da mercadoria, menor poderá ser a margem de lucro.

No primeiro momento poderá ficar a impressão de ser complexo fabricar o seu Mark-up, entretanto logo perceberá que é bastante simples, além de ser imprescindível para que a empresa tenha a certeza que atenderá as necessidades do seu negócio.

Gilmar Duarte é palestrante, contador, diretor do Grupo Dygran, autor dos livros "Honorários Contábeis", “Como ganhar dinheiro na prestação de serviços” e “Formação prática do preço de venda para empreendedores do comércio”.

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