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Abrir empresa com namorado exige muito mais do que amor

No mundo empresarial, não há uma regra, mas o que se sabe que ter uma empresa com o namorado (a) e marido/esposa exige muita atenção e cuidado.

Há quem diga que negócios e amor não podem se misturar. Em contrapartida, há aqueles que acreditam que não existe um sócio melhor do que a pessoa amada. No mundo empresarial, não há uma regra, mas o que se sabe que ter uma empresa com o namorado (a) e marido/esposa exige muita atenção e cuidado.

O consultor em desenvolvimento de negócios e presidente da Fran Systems, Batista Gigliotti, explica que para que o negócio dê certo é fundamental saber separar a vida amorosa da profissional. “Se misturar, ou a empresa ou o namoro não terão futuro. A sociedade é pior que o casamento. Não tem como pegar a mala e ir embora”.

O segredo para que isso não aconteça, segundo o especialista, é que o casal se discipline a nunca falar de negócios dentro da empresa e vice-versa. Ele lembra que os assuntos pessoais devem ser resolvidos da porta do estabelecimento para fora. “Também não pode conversar sobre a empresa em jantares e festas familiares. Por mais que as pessoas perguntem, a dica é ser discreto e não se prolongar muito no assunto”.

Além disso, os empresários devem respeitar a opinião do outro como sócio, ou seja, em uma sociedade as discussões devem ser baseadas com argumentos que beneficiem o negócio. “É preciso entender o que a empresa precisa. Existem hierarquias e elas devem ser respeitadas”.

Franquia
Uma alternativa para quem deseja abrir um negócio com o namorado é procurar o sistema de franquia, isso porque os franqueadores analisam o perfil do casal e identifica em quais departamentos da empresa cada um desempenharia suas atividades da melhor maneira.

“Antes de fechar o negócio, nós analisamos o perfil dos dois. São feitas entrevistas e depois treinamentos. Nós orientamos que tem de separar o negócio da relação pessoal”, afirma o sócio-fundador da inFlux English School, Ricardo Leal.

Quem recebeu este tipo de orientação foram os franqueados da rede Ana Paula Doriguelo e Bruno Ferrari. O casal abriu há mais de um ano uma unidade em São José (Santa Catarina). Com a orientação do franqueado, ela ficou responsável pelo departamento pedagógico e ele pelo departamento financeiro.

“Nós damos opinião e discutimos juntos, mas cada um tem a sua função. Isso está bem dividido”, afirma Ana Paula. Ferrari complementa dizendo que o perfil deles se completam, já que a esposa é mais criativa e ele mais centrado. E pelo visto, a parceria está indo muito bem, pois o casal pretende inaugurar mais uma unidade nos próximos meses.

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